(61) 3036-5451 | 98423-4055 contato@joman.com.br

Conheça as diferenças entre as modalidades e decida a melhor opção para você

Se você está buscando uma alternativa para fugir da graduação presencial e deseja optar pela educação a distância, saiba que existem dois modelos diferentes:

Os cursos EAD ou semipresenciais, também chamados de híbridos. Mas afinal, quais são as diferenças entre essas modalidades?

No ensino EAD, o material é disponibilizado 100% em ambiente on-line. Neste tipo de curso, o contato com os professores e coordenadores também é feito virtualmente, assim como os fóruns para se comunicar com os outros estudantes.

Apenas provas, estágios e exames devem ser realizados presencialmente. A frequência desses encontros presenciais e obrigatórios varia conforme o curso, podendo ser mensal ou semestral.

Já no curso semipresencial, as aulas e atividades não são 100% presenciais e nem totalmente a distância. Isso faz dessa metodologia uma alternativa intermediária, composta por matérias ministradas por meio da plataforma EAD e outras na modalidade tradicional, com aulas presenciais.

Dessa forma, o estudante tem uma parte da grade curricular com a flexibilidade do curso a distância e outra parte com o contato pessoal com professores e colegas, como na graduação presencial.

E se eu escolher a semipresencial?

No uso da atribuição que confere o artigo 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e considerando o disposto no artigo 81 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, um curso só pode ser considerado semipresencial quando oferece até 20% da sua carga horária total para atividades a distância.

Essa modalidade pode ser dividida em duas categorias: aqueles que têm origem em cursos presenciais e os de origem em cursos a distância.

A primeira categoria abraça cursos presenciais que possuem uma porcentagem das suas atividades realizadas em ambiente virtual. São recomendados se você procura realizar um curso presencial com mais flexibilidade.

Já o segundo tipo engloba cursos a distância que incluem maior frequência de encontros presenciais do que nos EAD. A ideia é de ter a dinâmica do EAD aliada à convivência pessoal com docentes e colegas.

Também existem semelhanças entre EAD e semipresenciais. Em ambos, a tecnologia é amplamente empregada, barreiras geográficas são quebradas, além do diferencial de serem financeiramente mais acessíveis.

WhatsApp WhatsApp